FICHA: REQUERIMENTO DE ATIVIDADES ACADEMICAS
COMPLEMENTARES
ALUNO:CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA
PERÍODO:
2021 TURMA: LICENCIATURA EM
BIOLOGIA
DATA:
JULHO-AGOSTO DE 2021
Venho por meio dessa,
requerer o registro de 50 (cinquenta)horas de cumprimento da atividade
complementar, em conformidade com o artigo 3° da Resolução Nº __/201__, pela
atividade abaixo indicada:
Atividade Regulamentar Descrição da atividade realizada Horas solicitadas.
Visitas Técnicas e
Atividades Culturais.
(Itens I e VI)
Patrimônios
culturais...................................................... 10 Horas.
Patrimônios
tombados.................................................... 10 Horas.
Cidades
históricas............................................................10 Horas.
Monumentos......................................................................10
Horas.
Museus
de arte..................................................................10
Horas.
Totalizando
50 Horas de atividades.
Pelas horas solicitadas
está sendo anexado o (s) seguinte (s) documento (s): DECLARAÇÃO da UNIVERSIDADE
REGIONAL DO CARIRI – URCA - MUSEU DE PALEONTOLOGIA PLÁCIDO CIDADE NUVENS, mantenedora
do Museu onde realizou-se os eventos sob sua supervisão. Endereço: Rua Dr.
Plácido Cidade Nuvens; N° 326; Bairro: Centro; Cidade: Santana do Cariri - CE;
CEP: 63190000; Fone: 35451206; E-mail: museu.paleontologia@urca.br - ANEXO - PRT
26.533.507. Declaração para horas complementar - CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA
SILVA.
RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO
POR CADA ATIVIDADE PROPOSTA
Aluno: CÉSAR AUGUSTO
VENÂNCIO DA SILVA
Turma: ____________________________________________________________
Tipo de Atividade (Atividade
Regulamentar – Descrição da atividade realizada. Horas solicitadas - Visitas
Técnicas e Atividades Culturais. Itens I e VI): Patrimônios culturais; Patrimônios
tombados; Cidades históricas; Monumentos; Museus de arte. Totalizando 50 Horas de
atividades.
Relatório sobre a atividade
desenvolvida, abrangendo: RESUMO- Nossa Atividade Complementar se
realizou na cidade de Santana do Cariri no Estado do Ceará. E aborda temáticas
previstas no Grupo I, Visitas Técnicas. O relatório divide-se em cinco blocos.
Primeiro Bloco: Patrimônios Culturais, com avaliação de carga máxima, 10 horas
de atividades; Segundo Bloco: Patrimônios Tombados, com avaliação de carga
máxima, 10 horas de atividades; Terceiro Bloco: Cidades Históricas
(Paleontológica), com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Quarto
Bloco: Monumentos paleontológicos, com avaliação de carga máxima, 10 horas de
atividades; e Quinto Bloco: Museus de Arte Paleontológica, com avaliação de
carga máxima, 10 horas de atividades. Totalizando, pois, 50 horas de atividades
Conteúdo
abordado: Neste
sentido podemos dizer que ao estudar a Paleontologia, nos inserimos em uma sequência
de cultura e de conhecimentos diversificados, exemplos: Arqueologia,
Antropologia, etc. Relatório sobre a atividade desenvolvida, abrangendo:
Paleontologia. Prologo. Patrimônios culturais. Cariri, um Patrimônio Cultural
da Humanidade. Neste relatório acadêmico apresentamos um cenário aonde o Cariri
e o Ceará vivem hoje um bom momento entre as políticas culturais e avanços na
Cultura Popular. O Cariri é um território mágico, mitológico, paleontológico,
arqueológico. Ele une quatro estados brasileiros e atende importantes critérios
da UNESCO como patrimônio mundial: integridade, autenticidade e universalidade.
Nesta oportunidade pensar em patrimônio cultural para o Cariri tem que estar
associado ao patrimônio natural. O Cariri e sua Chapada do Araripe é um
território profundamente marcado pela cultura popular e tradicional, ambiente
de expressões e manifestações riquíssimas; ao tempo que hoje se tornou um polo
acadêmico com uma rede de universidades públicas e privadas, tendo a URCA e a
UFCA como as principais instituições; além de ser uma zona de desenvolvimento
econômico em pleno crescimento e ser um destino turístico dos mais procurados
no Brasil, seja por seus aspectos culturais e ambientais.
Neste sentido podemos dizer que ao
estudar a Paleontologia, nos inserimos em uma sequência de cultura e de
conhecimentos diversificados, exemplos: Arqueologia, Antropologia, etc.
Podemos definir a
Paleontologia como subdivisão da Biologia, para fins
didáticos, sendo a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado
remoto da Terra. Como se sabe
doutrinariamente que a biodiversidade é uma fração da parcela de todas as
espécies de animais, plantas e microrganismos que já habitaram os continentes e
oceanos ao longo do tempo. Em contato
com a Reitoria da Universidade Regional do Cariri, o subscritor deste relatório
solicitou autorização para visitar o Museu de Paleontologia Plácido Cidade
Nuvens com fins de divulgar e desenvolver atividades complementares ora
relatada, em contexto de patrimônio cultural e natural da cidade. Por conta das restrições sanitárias, o Museu
está fechado a visitação pública, salvo situações diferenciadas, em que a
Universidade autoriza o acesso com observância as regras sanitárias restritivas
do Governo do Estado do Ceará. Estamos publicando este relatório e esperamos
dar uma contribuição, tendo essa contribuição o objetivo central que ao fim da
pandemia haja um aumento no fluxo de visitante, movimentando assim a economia e
incentivando os moradores locais sobre a importância de investir na própria
cidade. Ressalte que está em curso uma série de atividades culturais em que se
conta uma breve história dos pontos:
1. Pontal da Santa Cruz; 2. Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana; 3. Vale
do Buriti; 4. Santuário e memorial de Benigna Cardoso; 5. Casarão do Coronel e
Dona Generosa; 6. Parque do Pterossauros e Brugge – Vila Medieval. Observa-se que nestes Centros citados o
visitante tem a oportunidade de observar o que são e como são formados os
fósseis, e seu papel na Paleontologia. Muitos fósseis reais são apresentados
nas exposições do museu, mas também algumas reconstituições de como eram os
animais que viveram muito antes dos seres humanos (dinossauros, por exemplo), além
de outros que conviveram com o Homem primitivo, incluindo as preguiças-gigantes
e os tigres-dente-de-sabre.
Tipo
de Atividade: Patrimônios culturais. Assunto: Paleontologia. Sitio Arqueológico na Cidade de Santana do
Cariri – Estado Ceará. Nordeste do Brasil. Relatório sobre a atividade
desenvolvida, abrangendo: Paleontologia.
Prologo. Patrimônios culturais. Cariri,
um Patrimônio Cultural da Humanidade. Neste relatório acadêmico apresentamos um
cenário aonde o Cariri e o Ceará vivem hoje um bom momento entre as políticas
culturais e avanços na Cultura Popular. O Cariri é um território mágico,
mitológico, paleontológico, arqueológico. Ele une quatro estados brasileiros e
atende importantes critérios da UNESCO como patrimônio mundial: integridade,
autenticidade e universalidade. Nesta oportunidade pensar em patrimônio
cultural para o Cariri tem que estar associado ao patrimônio natural. O Cariri
e sua Chapada do Araripe é um território profundamente marcado pela cultura
popular e tradicional, ambiente de expressões e manifestações riquíssimas; ao
tempo que hoje se tornou um polo acadêmico com uma rede de universidades
públicas e privadas, tendo a URCA e a UFCA como as principais instituições;
além de ser uma zona de desenvolvimento econômico em pleno crescimento e ser um
destino turístico dos mais procurados no Brasil, seja por seus aspectos
culturais e ambientais.
Críticas/Sugestões.
- Grupo I, Visitas Técnicas. Anexo I – TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRUPO
ATIVIDADE CH MÁXIMA DOCUMENTAÇÃO DE COMPROVAÇÃO I - Visitas Técnicas: -
Patrimônios culturais; - Patrimônios tombados; - Cidades históricas; 50h totais
- Até 10h por evento. O aluno deverá encaminhar: - Comprovante de visitas
(Tipos de comprovantes: fotos que comprovem a presença do aluno no local e
durante a visitação, ingressos ou declarações); - Monumentos; - Museus de arte;
- Memoriais; - Empresas correlatas a área de curso; presença do aluno no local
e durante a visitação, ingressos ou declarações); - Relatório (O aluno deverá
especificar a quantidade de horas do evento em seu relatório). Conclusão: Empós as atividades que na
prática alçamos mais de 200 horas de dedicação aos estudos teóricos e práticos
do conhecimento dos locais designados neste relatório. Considero 100% das
atividades solicitadas realizadas. Seguem: Primeiro Bloco: Patrimônios
Culturais. Segundo Bloco: Patrimônios Tombados. Terceiro Bloco: Cidades
Históricas. Quarto Bloco: Monumentos paleontológicos. Álbum Iconográfico.clique
aqui
Por tratar-se um relatório
simplificado, ou RESUMIDO, o presente discente subscritor optou por dar
publicidade ao inteiro teor do presente trabalho acadêmico, conforme se depreende
no endereço:
https://biounifaveniarqueologia.blogspot.com/2021/08/relatorio-de-atividades-academicas.html (Domingo, 22 de agosto de 2021 RELÁTORIO DE
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES GRUPO I ÁREA – PALEONTOLOGIA PRIMEIRO
BLOCO - - Patrimônios culturais. CENTRO
UNIVERSITÁRIO FAVENI CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA). ARQUIVO
OFICIAL - RELÁTORIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES GRUPO I ÁREA –
PALEONTOLOGIA PRIMEIRO BLOCO - - Patrimônios culturais. CENTRO UNIVERSITÁRIO
FAVENI CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CÉSAR AUGUSTO
VENÂNCIO DA SILVA
ANEXOS:
https://biounifaveniarqueologia.blogspot.com/2021/09/req-17-309-563-2021-licenciatura-em.html
https://pt.scribd.com/document/523769179/REQ-17-309-563-2021-PARTE-2093#from_embed
https://biounifaveniarqueologia.blogspot.com/2021/09/arquivo-oficial-relatorio-de-atividades.html
César
Augusto Venâncio da Silva
Licenciando
em Biologia
CENTRO
UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI
Nenhum comentário:
Postar um comentário