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quinta-feira, 26 de maio de 2022

FICHA: REQUERIMENTO DE ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES - Visitas Técnicas e Atividades Culturais. (Itens I e VI)

 

FICHA: REQUERIMENTO DE ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES  

 

ALUNO:CÉSAR    AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA

PERÍODO:  2021   TURMA: LICENCIATURA EM BIOLOGIA   

DATA: JULHO-AGOSTO DE 2021 

 

Venho por meio dessa, requerer o registro de 50 (cinquenta)horas de cumprimento da atividade complementar, em conformidade com o artigo 3° da Resolução Nº __/201__, pela atividade abaixo indicada:

 

Atividade Regulamentar        Descrição da atividade realizada           Horas solicitadas.

 

Visitas Técnicas e Atividades Culturais.

(Itens I e VI)             

Patrimônios culturais...................................................... 10 Horas.

Patrimônios tombados.................................................... 10 Horas.

Cidades históricas............................................................10 Horas.

Monumentos......................................................................10 Horas.

Museus de arte..................................................................10 Horas.

Totalizando 50 Horas de atividades.

 

Pelas horas solicitadas está sendo anexado o (s) seguinte (s) documento (s): DECLARAÇÃO da UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA - MUSEU DE PALEONTOLOGIA PLÁCIDO CIDADE NUVENS, mantenedora do Museu onde realizou-se os eventos sob sua supervisão. Endereço: Rua Dr. Plácido Cidade Nuvens; N° 326; Bairro: Centro; Cidade: Santana do Cariri - CE; CEP: 63190000; Fone: 35451206; E-mail: museu.paleontologia@urca.br  - ANEXO - PRT 26.533.507. Declaração para horas complementar - CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA.

 

 

 

 

 

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO POR CADA ATIVIDADE PROPOSTA

Aluno: CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA

Turma: ____________________________________________________________

Tipo de Atividade (Atividade Regulamentar – Descrição da atividade realizada. Horas solicitadas - Visitas Técnicas e Atividades Culturais. Itens I e VI): Patrimônios culturais; Patrimônios tombados; Cidades históricas; Monumentos; Museus de arte. Totalizando 50 Horas de atividades.

Relatório sobre a atividade desenvolvida, abrangendo: RESUMO- Nossa Atividade Complementar se realizou na cidade de Santana do Cariri no Estado do Ceará. E aborda temáticas previstas no Grupo I, Visitas Técnicas. O relatório divide-se em cinco blocos. Primeiro Bloco: Patrimônios Culturais, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Segundo Bloco: Patrimônios Tombados, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Terceiro Bloco: Cidades Históricas (Paleontológica), com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Quarto Bloco: Monumentos paleontológicos, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; e Quinto Bloco: Museus de Arte Paleontológica, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades. Totalizando, pois, 50 horas de atividades

Conteúdo abordado:  Neste sentido podemos dizer que ao estudar a Paleontologia, nos inserimos em uma sequência de cultura e de conhecimentos diversificados, exemplos: Arqueologia, Antropologia, etc. Relatório sobre a atividade desenvolvida, abrangendo: Paleontologia. Prologo. Patrimônios culturais. Cariri, um Patrimônio Cultural da Humanidade. Neste relatório acadêmico apresentamos um cenário aonde o Cariri e o Ceará vivem hoje um bom momento entre as políticas culturais e avanços na Cultura Popular. O Cariri é um território mágico, mitológico, paleontológico, arqueológico. Ele une quatro estados brasileiros e atende importantes critérios da UNESCO como patrimônio mundial: integridade, autenticidade e universalidade. Nesta oportunidade pensar em patrimônio cultural para o Cariri tem que estar associado ao patrimônio natural. O Cariri e sua Chapada do Araripe é um território profundamente marcado pela cultura popular e tradicional, ambiente de expressões e manifestações riquíssimas; ao tempo que hoje se tornou um polo acadêmico com uma rede de universidades públicas e privadas, tendo a URCA e a UFCA como as principais instituições; além de ser uma zona de desenvolvimento econômico em pleno crescimento e ser um destino turístico dos mais procurados no Brasil, seja por seus aspectos culturais e ambientais.

Neste sentido podemos dizer que ao estudar a Paleontologia, nos inserimos em uma sequência de cultura e de conhecimentos diversificados, exemplos: Arqueologia, Antropologia, etc.

Podemos definir a Paleontologia como subdivisão da Biologia, para fins didáticos, sendo a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra.  Como se sabe doutrinariamente que a biodiversidade é uma fração da parcela de todas as espécies de animais, plantas e microrganismos que já habitaram os continentes e oceanos ao longo do tempo. Em contato com a Reitoria da Universidade Regional do Cariri, o subscritor deste relatório solicitou autorização para visitar o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens com fins de divulgar e desenvolver atividades complementares ora relatada, em contexto de patrimônio cultural e natural da cidade.  Por conta das restrições sanitárias, o Museu está fechado a visitação pública, salvo situações diferenciadas, em que a Universidade autoriza o acesso com observância as regras sanitárias restritivas do Governo do Estado do Ceará. Estamos publicando este relatório e esperamos dar uma contribuição, tendo essa contribuição o objetivo central que ao fim da pandemia haja um aumento no fluxo de visitante, movimentando assim a economia e incentivando os moradores locais sobre a importância de investir na própria cidade.   Ressalte que está em curso uma série de atividades culturais em que se conta uma breve história dos pontos:  1. Pontal da Santa Cruz; 2. Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana; 3. Vale do Buriti; 4. Santuário e memorial de Benigna Cardoso; 5. Casarão do Coronel e Dona Generosa; 6. Parque do Pterossauros e Brugge – Vila Medieval.  Observa-se que nestes Centros citados o visitante tem a oportunidade de observar o que são e como são formados os fósseis, e seu papel na Paleontologia. Muitos fósseis reais são apresentados nas exposições do museu, mas também algumas reconstituições de como eram os animais que viveram muito antes dos seres humanos (dinossauros, por exemplo), além de outros que conviveram com o Homem primitivo, incluindo as preguiças-gigantes e os tigres-dente-de-sabre.

Tipo de Atividade: Patrimônios culturais. Assunto: Paleontologia. Sitio Arqueológico na Cidade de Santana do Cariri – Estado Ceará. Nordeste do Brasil. Relatório sobre a atividade desenvolvida, abrangendo: Paleontologia. Prologo.  Patrimônios culturais. Cariri, um Patrimônio Cultural da Humanidade. Neste relatório acadêmico apresentamos um cenário aonde o Cariri e o Ceará vivem hoje um bom momento entre as políticas culturais e avanços na Cultura Popular. O Cariri é um território mágico, mitológico, paleontológico, arqueológico. Ele une quatro estados brasileiros e atende importantes critérios da UNESCO como patrimônio mundial: integridade, autenticidade e universalidade. Nesta oportunidade pensar em patrimônio cultural para o Cariri tem que estar associado ao patrimônio natural. O Cariri e sua Chapada do Araripe é um território profundamente marcado pela cultura popular e tradicional, ambiente de expressões e manifestações riquíssimas; ao tempo que hoje se tornou um polo acadêmico com uma rede de universidades públicas e privadas, tendo a URCA e a UFCA como as principais instituições; além de ser uma zona de desenvolvimento econômico em pleno crescimento e ser um destino turístico dos mais procurados no Brasil, seja por seus aspectos culturais e ambientais.

Críticas/Sugestões. - Grupo I, Visitas Técnicas. Anexo I – TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRUPO ATIVIDADE CH MÁXIMA DOCUMENTAÇÃO DE COMPROVAÇÃO I - Visitas Técnicas: - Patrimônios culturais; - Patrimônios tombados; - Cidades históricas; 50h totais - Até 10h por evento. O aluno deverá encaminhar: - Comprovante de visitas (Tipos de comprovantes: fotos que comprovem a presença do aluno no local e durante a visitação, ingressos ou declarações); - Monumentos; - Museus de arte; - Memoriais; - Empresas correlatas a área de curso; presença do aluno no local e durante a visitação, ingressos ou declarações); - Relatório (O aluno deverá especificar a quantidade de horas do evento em seu relatório).     Conclusão: Empós as atividades que na prática alçamos mais de 200 horas de dedicação aos estudos teóricos e práticos do conhecimento dos locais designados neste relatório. Considero 100% das atividades solicitadas realizadas. Seguem: Primeiro Bloco: Patrimônios Culturais. Segundo Bloco: Patrimônios Tombados. Terceiro Bloco: Cidades Históricas. Quarto Bloco: Monumentos paleontológicos. Álbum Iconográfico.clique aqui

Por tratar-se um relatório simplificado, ou RESUMIDO, o presente discente subscritor optou por dar publicidade ao inteiro teor do presente trabalho acadêmico, conforme se depreende no endereço:

https://biounifaveniarqueologia.blogspot.com/2021/08/relatorio-de-atividades-academicas.html  (Domingo, 22 de agosto de 2021 RELÁTORIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES GRUPO I ÁREA – PALEONTOLOGIA PRIMEIRO BLOCO - - Patrimônios culturais.  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA).  ARQUIVO OFICIAL - RELÁTORIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES GRUPO I ÁREA – PALEONTOLOGIA PRIMEIRO BLOCO - - Patrimônios culturais. CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA

ANEXOS:

https://biounifaveniarqueologia.blogspot.com/2021/09/req-17-309-563-2021-licenciatura-em.html

https://pt.scribd.com/document/523769179/REQ-17-309-563-2021-PARTE-2093#from_embed

https://biounifaveniarqueologia.blogspot.com/2021/09/arquivo-oficial-relatorio-de-atividades.html

https://pt.scribd.com/document/523755581/UNIFAVENI-LIC-EM-CIENCIAS-BIOLOGICAS-Relatorio-de-Atividades-Complementares-50-HORAS

 

 

 

 

 

 

César Augusto Venâncio da Silva

Licenciando em Biologia

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI

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Anexo I – TABELA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Modalidade Profissional: Apresentação de trabalho científico, apresentado ou não à comunidade acadêmica. Totalizando 50 Horas de atividades.

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