CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
CURSO DE GRADUAÇÃO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA
RELÁTORIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
GRUPO I
ÁREA – PALEONTOLOGIA
PRIMEIRO BLOCO - - Patrimônios culturais.
SANTANA DO CARIRI – ESTADO DO CEARÁ
JULHO DE 2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
César Augusto Venâncio da Silva
RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SANTANA DO CARIRI, ESTADO DO CEARÁ
JULHO - 2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
César Augusto Venâncio da Silva
RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SANTANA DO CARIRI, ESTADO DO CEARÁ
JULHO - 2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
César Augusto Venâncio da Silva
RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SANTANA DO CARIRI, ESTADO DO CEARÁ
JULHO - 2021
RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
RESUMO- Nossa Atividade Complementar se realizou na cidade de Santana do Cariri no Estado do Ceará. E aborda temáticas previstas no Grupo I, Visitas Técnicas. O relatório divide-se em cinco blocos. Primeiro Bloco: Patrimônios Culturais, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Segundo Bloco: Patrimônios Tombados, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Terceiro Bloco: Cidades Históricas (Paleontológica), com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Quarto Bloco: Monumentos paleontológicos, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; e Quinto Bloco: Museus de Arte Paleontológica, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades. Totalizando, pois, 50 horas de atividades
PALAVRAS-CHAVE: Patrimônios Culturais, Patrimônios Tombados, Cidades Históricas, Museus de Arte Paleontológica.
COMPLEMENTARY ACTIVITY REPORT
ABSTRACT- Our Complementary Activity took place in the city of Santana do Cariri in the State of Ceará. And it addresses themes foreseen in Group I, Technical Visits. The report is divided into five blocks. First Block: Cultural Heritage, with maximum load evaluation, 10 hours of activities; Second Block: Heritage Listed, with maximum load assessment, 10 hours of activities; Third Block: Historic Cities (Paleontological), with maximum load assessment, 10 hours of activities; Fourth Block: Paleontological monuments, with maximum load rating, 10 hours of activities; and Fifth Block: Museums of Paleontological Art, with maximum load evaluation, 10 hours of activities. Therefore, totaling 50 hours of activities
KEYWORDS: Cultural Heritage, Listed Heritage, Historic Cities, Museums of Paleontological Art.
INFORME DE ACTIVIDAD COMPLEMENTARIO
RESUMEN- Nuestra Actividad Complementaria tuvo lugar en la ciudad de Santana do Cariri en el Estado de Ceará. Y aborda temas previstos en el Grupo I, Visitas Técnicas. El informe se divide en cinco bloques. Primer Bloque: Patrimonio Cultural, con evaluación de carga máxima, 10 horas de actividades; Segundo Bloque: Patrimonio Catalogado, con valoración de carga máxima, 10 horas de actividades; Tercer Bloque: Ciudades Históricas (Paleontológicas), con valoración de carga máxima, 10 horas de actividades; Cuarto Bloque: Monumentos Paleontológicos, con capacidad máxima de carga, 10 horas de actividades; y Quinto Bloque: Museos de Arte Paleontológico, con evaluación de carga máxima, 10 horas de actividades. Por tanto, un total de 50 horas de actividades
PALABRAS CLAVE: Patrimonio Cultural, Patrimonio Inscrito, Ciudades Históricas, Museos de Arte Paleontológico.
FICHA: REQUERIMENTO DE ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES
ALUNO:CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA
PERÍODO: 2021 TURMA:
LICENCIATURA EM BIOLOGIA DATA:
JULHO-AGOSTO DE 2021
Venho por meio dessa, requerer o registro de horas de cumprimento da atividade complementar, pela atividade abaixo indicada:
Atividade Regulamentar Descrição da atividade
Realizada Horas solicitadas
Visitas Técnicas e Atividades Culturais.
(Itens I e VIII)
- Patrimônios culturais.
- Patrimônios tombados.
- Cidades históricas.
- Monumentos.
- Museus de arte.
10 Horas
10 Horas
10 Horas
10 Horas
10 Horas
Totalizando 50 Horas de atividades
Cursos on-line e presencias.
(Itens IX e X)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx
Atividades de ensino, pesquisa e prática.
(Itens II, III, IV, XI, XII, XIII e XIV)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx
Atividades Assistenciais e Sociais
(Itens VI e VII)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx
Representação Estudantil
(Item V)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx
Pelas horas solicitadas está sendo anexado o (s) seguinte (s) documento (s):
Observação: Anexo segue Expediente Virtual – REQ 17.309.563.2021 - - RELATÓRIO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES “IN LOCO” – César Augusto Venâncio da Silva - RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. SANTANA DO CARIRI, ESTADO DO CEARÁ - JULHO – 2021 - RESUMO- Nossa Atividade Complementar se realizou na cidade de Santana do Cariri no Estado do Ceará. E aborda temáticas previstas no Grupo I, Visitas Técnicas. O relatório divide-se em cinco blocos. Primeiro Bloco: Patrimônios Culturais, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Segundo Bloco: Patrimônios Tombados, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Terceiro Bloco: Cidades Históricas (Paleontológica), com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; Quarto Bloco: Monumentos paleontológicos, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades; e Quinto Bloco: Museus de Arte Paleontológica, com avaliação de carga máxima, 10 horas de atividades. Totalizando, pois, 50 horas de atividades.
https://biounifaveniarqueologia.blogspot.com/2021/08/licenciatura-em-ciencias-biologicas.html
Aluno: CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA
Turma: Licenciatura em Biologia.
Tipo de Atividade: Patrimônios culturais.
Assunto: Paleontologia. Sitio Arqueológico na Cidade de Santana do Cariri – Estado Ceará. Nordeste do Brasil.
Relatório sobre a atividade desenvolvida, abrangendo: Paleontologia.
Prologo.
Patrimônios culturais.
Cariri, um Patrimônio Cultural da Humanidade.
Neste relatório acadêmico apresentamos um cenário aonde o Cariri e o Ceará vivem hoje um bom momento entre as políticas culturais e avanços na Cultura Popular. O Cariri é um território mágico, mitológico, paleontológico, arqueológico. Ele une quatro estados brasileiros e atende importantes critérios da UNESCO como patrimônio mundial: integridade, autenticidade e universalidade. Nesta oportunidade pensar em patrimônio cultural para o Cariri tem que estar associado ao patrimônio natural. O Cariri e sua Chapada do Araripe é um território profundamente marcado pela cultura popular e tradicional, ambiente de expressões e manifestações riquíssimas; ao tempo que hoje se tornou um polo acadêmico com uma rede de universidades públicas e privadas, tendo a URCA e a UFCA como as principais instituições; além de ser uma zona de desenvolvimento econômico em pleno crescimento e ser um destino turístico dos mais procurados no Brasil, seja por seus aspectos culturais e ambientais.
Introdução.
Inicialmente o subscritor deste relatório assevera a relevância acadêmica das ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Ao evoluir nas atividades se amplia os conhecimentos e a multidisciplinaridades das ciências.
Neste sentido podemos dizer que ao estudar a Paleontologia, nos inserimos em uma sequência de cultura e de conhecimentos diversificados, exemplos: Arqueologia, Antropologia, etc.
A Arqueologia, que está relacionada à Antropologia e à História, é a ciência que estuda as sociedades humanas a partir dos restos materiais que elas produziram no passado remoto (Arqueologia Pré-Histórica) ou recente (Arqueologia Histórica), e tem como objetivo principal a reconstituição dos modos de vida dos antigos moradores de um lugar. Enquanto a História trabalha a partir de textos e a Antropologia, a partir da observação direta das populações, a Arqueologia aproveita desde o lixo (restos alimentares, artefatos descartados) e os restos corporais (esqueletos, por exemplo), até registros visuais (grafismos feitos em suportes duráveis tais como paredes rochosas ou muros), ou construções de terra ou de pedra. Essa área do conhecimento tenta identificar as características biológicas e sociais das populações pretéritas, seus modos de subsistência e as relações que os diversos povos mantinham entre si. No caso da Arqueologia Pré-Histórica, tudo isso é feito a partir apenas dos restos materiais. Para os períodos mais recentes, a Arqueologia Histórica e os textos históricos se complementam. Com efeito, enquanto a História traz o ponto de vista daqueles que foram os donos da escrita, a Arqueologia, de certa forma, dá a palavra àqueles que não tinham como registrar por escrito sua vida, mas nos legaram informações sobre ela através dos seus restos materiais.
Podemos definir a Paleontologia como subdivisão da Biologia, para fins didáticos, sendo a ciência que estuda os seres vivos que viveram num passado remoto da Terra.
Como se sabe doutrinariamente que a biodiversidade é uma fração da parcela de todas as espécies de animais, plantas e microorganismos que já habitaram os continentes e oceanos ao longo do tempo.
O especialista em Paleontologia, o paleontólogo desenvolve pesquisas promovendo escavações em busca desses seres que ficaram preservados nas rochas sob a forma de fósseis. Seu objeto de estudo não se limita aos dinossauros, mas inclui também outros tipos de répteis, peixes, mamíferos, anfíbios, vegetais, invertebrados, fungos e bactérias.
Indiscutivelmente a Paleontologia se associa em trabalha em conjunto com a Biologia e a Geologia e é importante para entender a evolução das espécies e como os ambientes do planeta se modificaram ao longo de sua história geológica. A Paleontologia também tem importância econômica, ajudando os geólogos na descoberta das reservas de combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral.
Existem diversos acervos de Paleontologia presente no Brasil, por meio de um valioso acervo, exposições permanentes e pelo desenvolvimento de estudos envolvendo pesquisadores de diferentes instituições.
Entre vários acervos paleontológicos indicamos dois Centros Acadêmicos que mantém acervos de Paleontologia, estes mostram um resumo de como a biodiversidade se modificou na Terra desde seu surgimento há bilhões de anos até os dias atuais.
Recomendamos o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, estabelecido no endereço: Rua. Gustavo da Silveira, 1035 - Santa Inês, Belo Horizonte - MG, 31080-010 - Telefone: (31) 3409-7650, atualmente fechado por conta da “PANDEMIA COVID-19”, porém o subscritor fez uma visita virtual no endereço https://ufmg.br/comunicacao/noticias/museu-de-historia-natural-e-jardim-botanico-da-ufmg-tem-programacao-especial-em-dezembro para fins de dissertar uma relação cognitiva com este texto introdutório.
Conteúdo abordado.
Em contato com a Reitoria da Universidade Regional do Cariri, o subscritor deste relatório solicitou autorização para visitar o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens com fins de divulgar e desenvolver atividades complementares ora relatada, em contexto de patrimônio cultural e natural da cidade.
Por conta das restrições sanitárias, o Museu está fechado a visitação pública, salvo situações diferenciadas, em que a Universidade autoriza o acesso com observância as regras sanitárias restritivas do Governo do Estado do Ceará.
Estamos publicando este relatório e esperamos dar uma contribuição, tendo essa contribuição o objetivo central que ao fim da pandemia haja um aumento no fluxo de visitante, movimentando assim a economia e incentivando os moradores locais sobre a importância de investir na própria cidade.
Ressalte que está em curso uma série de atividades culturais em que se conta uma breve história dos pontos:
1. Pontal da Santa Cruz;
2. Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana;
3. Vale do Buriti;
4. Santuário e memorial de Benigna Cardoso;
5. Casarão do Coronel e Dona Generosa;
6. Parque do Pterossauros e Brugge – Vila Medieval.
Observa-se que nestes Centros citados o visitante tem a oportunidade de observar o que são e como são formados os fósseis, e seu papel na Paleontologia. Muitos fósseis reais são apresentados nas exposições do museu, mas também algumas reconstituições de como eram os animais que viveram muito antes dos seres humanos (dinossauros, por exemplo), além de outros que conviveram com o Homem primitivo, incluindo as preguiças-gigantes e os tigres-dente-de-sabre.
Entre os dois Centros, o subscritor esteve pessoalmente no Centro vinculado a Universidade Regional Federal do Cariri, na cidade de Santana do Cariri, no Estado do Ceará.
Iconografia 1.
MUSEU PÚBLICO - Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Código: 1.29.10.8972, Nº SNIIC: SP-6282. http://museus.cultura.gov.br/ - O Museu conta com quatro espaços de exposições. A parte superior abriga a exposição permanente de fósseis. Nesta galeria os fósseis estão divididos por espécies vegetais e animais. São cerca de 300 peças que demonstram a diversidade e a riqueza fossilífera da Chapada do Araripe.
Site: http://museudepaleontologiaplacidocidadenuvens.urca.br/
Email para divulgação: museu.paleontologia@urca.br –
Telefone para divulgação: (88) 3545-1206.
Informações Adicionais de Contato: (88) 3545-1206.
CEP: 63190-000. Logradouro: Rua Doutor Plácido Cidade Nuvens, número: 326. Bairro: Centro.
Município: Santana do Cariri.
Estado: CE.
Território Cultural (para utilização do Sistema de Museus):
Informações Geográficas:
Estado: CEARÁ.
Mesorregião: SUL CEARENSE.
Microrregião: CARIRI.
Município: SANTANA DO CARIRI.
Setor Censitario: RURAL.
Cinemateca 1.
https://www.youtube.com/watch?v=CNBAlqXUH28
Incorporar observando os direitos autorais das partes produtoras.
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CRÉDITOS DO VÍDEO E IMAGEM CITADA NA CINEMATECA I.
Liliane Araújo apresenta os fósseis do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, no município de Santana do Cariri - CE. Além dos fósseis, várias réplicas de esqueletos e esculturas fazem da visita ao museu uma bela viagem interativa no tempo!
Links Importantes:
Instagram do Artista Anilson Borges:
https://www.instagram.com/anilsonborges/
Facebook: https://www.facebook.com/groups/34400
Instagram da loja: https://www.instagram.com/criandodino
Site Criando Dinossauros: https://www.criandodinossauros.com/
Telefones e E-mails para contato:
Anilson Borges: (73) 98189-2174
Emerson Barbosa: (73) 98145-1965
E-mails:
anilson.borges@hotmail.com
emerson.b.08@gmail.com
@American Museum of Natural History
#dinossauro #Jurassic World #Santana do Cariri
Críticas/Sugestões.
Observei que os Sítios arqueológicos no Cariri estão com preservação ameaçada. Se fazendo necessário o surgimento de novos empreendimentos culturais e científicos no campo da arqueologia e da pesquisa aplicada, havendo a necessidade de se promover na academia uma alerta para a união de forças, envolvendo para o setor público e privado, para a preservação das áreas do Cariri, nos Sertões do Ceará.
Apoiando a ideia em prol da defesa de ação educacional para preservação do valores culturais e bens da humanidade.
Fica o meu registro de apoio ao movimento realizado e em curso na cidade de Nova Olinda no Ceará: “Um trabalho de educação patrimonial da Fundação Casa Grande, que abriga peças indígenas e todo um material coletado em anos de atividade na área da arqueologia, tem sido desenvolvido desde que a instituição foi criada, por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. De lá para cá, são muitos os interessados em ter uma formação na área e que têm como principal referencial a fundação para realizarem pesquisas”.
Fica o registro na história do CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI – UNIFAVENI em relação a Nova Olinda. Uma área ainda pouco estudada na região e que já exibem os seus diversos espaços ameaçados pela ação natural e também do homem, em virtude do desconhecimento da importância desse material e dos locais como objeto de estudo e pesquisas. Assim está a realidade dos sítios arqueológicos da região do Cariri. Todos eles, inseridos em áreas particulares. São cerca de 50 entre os já identificados, tanto líticos como os rupestres, que abrigam material raro, com gravuras únicas de conhecimento dos estudiosos, já vistas no Brasil. Mesmo com um trabalho de duas décadas realizado, por meio de estudos desenvolvidos pela arqueóloga Rosiane Limaverde, por meio da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, ela faz o alerta para a efetiva união de forças institucionais para a garantia futura desses espaços destinados às descobertas no campo da ciência. Os sítios arqueológicos do Cariri estão localizados nos abrigos da Chapada do Araripe, em que são guardados vestígios de bandos humanos, quando o homem habitava cavernas. Esses locais estão em áreas de até 800 metros de altitude e que podem identificar a presença de vida humana há mais de 9 mil anos na região. O homem chegou ao Cariri pela rota das águas.
Salvo Melhor Juízo é o nosso relatório parcial do Bloco i
César Augusto Venâncio da Silva
Licenciando em IÊNCIAS Biológica – LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA
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CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
CURSO DE GRADUAÇÃO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CÉSAR AUGUSTO VENÂNCIO DA SILVA
RELÁTORIO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
GRUPO I
ÁREA – PALEONTOLOGIA
PRIMEIRO BLOCO - Patrimônios culturais.
Álbum Iconográfico
SANTANA DO CARIRI – ESTADO DO CEARÁ
JULHO DE 2021
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